Cuba vencerá!

Nacional

Muito se dirá e já muito se começou a dizer. Na SIC Notícias, por exemplo, o historiador, repito, historiador, Tiago Moreira de Sá, está farto de dizer que: o regime económico de Cuba já não fazia sentido e que este reatar de relações irá mudar isso; o regime político também não faz sentido, porque não é uma democracia, mostrando este acordo que as elites cubanas cederam e estão dispostas a mudar o regime de forma tranquila.

1- o historiador não disse uma única vez que este bloqueio económico a Cuba já não tinha razão política nem económica de ser há muitas décadas, pelo menos desde o final da Guerra Fria. Bloqueio que levou milhões de cubanos a não ter acesso fácil a muitos bens primários de consumo e obrigou o governo do país a inventar formas de manter a sua economia interna activa. Mas atenção, como disse Raúl Castro, o bloqueio continua a existir, ao que parece será mais suave.

2 – o historiador faria melhor em seguir o seu próprio conselho, de esperar uns tempos para perceber qual o acordo, para afirmar com maior propriedade que as elites cubanas estão dispostas a ceder e a mudar o seu regime.

3 – aceitando que nesta troca estavam presos políticos, é de notar que para o historiador em Cuba era “o regime” que mantinha um americano preso, mas nos EUA, era “o governo” que tratava dos presos cubanos.

Cada um vê o mundo com os seus olhos, mas é por não conseguir ser sempre imparcial e tender a analisar os factos segundo a minha ideologia, que nunca escolhi ser historiador.

Sei que Cuba resistiu durante décadas a este bloqueio económico, e que durante esse mesmo tempo garantiu para o seu povo, entre outras coisas, educação e saúde gratuitas. Criou, como bem sabemos, uma das melhores redes de saúde do Mundo.

Por agora, e até prova em contrária, só uma coisa interessa: Patria o muerte!



P.S. às 23h24m: pouco depois de escrever este texto, apercebi-me que, pelo menos por agora, o que está em causa é apenas o reatamento de relações diplomáticas mais abertas e comunicantes. O tal historiador e outros comentadores, voltaram a falhar no rigor dos factos e facilmente me induziram uma ideia errada. Esta porra da manipulação funciona mesmo…