Porque hoje é o dia em que se assinala o combate ao tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual, coloco um dos artigos que considero ser um tratado, um verdadeiro manual, para perceber o sistema prostitucional e o discurso bafiento sobre o “trabalho sexual”. Bem sei que é longo, mas pela primeira vez aborda a perspectiva de quem compra.
A globalização aumentou ainda mais o desequilíbrio de poder entre o prostituidor com a carteira e a mulher que aluga sua vagina por uma taxa. Em França, 85% das prostitutas são imigrantes, a maioria sem papéis e vulneráveis à exploração. Na Alemanha, com seus mega bordéis legais, cerca de dois terços. Se a procura não for combatida, mais virão. Deve mesmo ser motivo de orgulho para qualquer nação ocidental, que as mulheres pobres de pessoas tailandesas e ucranianas sejam importadas para o serviço dos pénis do “primeiro mundo”? – Janice Turner, 2014 [1]
Alguns proxenetas, prostituidores e governos decidiram que é razoável esperar que certas mulheres tolerem exploração e abuso sexual para sobreviver. Essas mulheres são muitas vezes pobres e, mais frequentemente, marginalizadas étnica ou racialmente. O homem prostituidor ou violador tem grande poder social e mais recursos do que as mulheres. Por exemplo, uma prostituída canadiana disse sobre as mulheres tailandesas na prostituição: “estas meninas têm que comer, você não acha? Coloquei o pão na sua mesa. Estou a contribuir. Eles morreriam de fome se não se prostituíssem. “[2]
Este darwinismo auto-indulgente desvia o foco da questão: as mulheres têm o direito de viver sem assédio sexual e exploração na prostituição – ou os direitos são reservados apenas para aqueles que têm privilégio de sexo, etnia ou classe?
“Consegues aquilo pelo qual pagaste sem “não “” – explica um prostituidor[3]. As mulheres não prostituídas têm o direito de dizer “não”. Mas tolerar o abuso sexual é a descrição do trabalho da prostituição. Uma das maiores mentiras é a de que a maioria da prostituição é voluntária. Se não houver evidência de coerção,a sua experiência é descartada como “voluntária” ou “consentida”. Um prostituidor disse: “Se eu não vejo uma corrente na perna, eu suponho que ela escolheu estar lá”. Mas hoje a maior parte da prostituição é o que os abolicionistas alemães chamaram de prostituição da pobreza “Armutsprostitution”. Isso significa que ela tem fome, ela não consegue encontrar emprego, ela não tem escolha. O pagamento da prostituição não elimina o que conhecemos como violência sexual, sexismo e violação. Seja ou não legal, a prostituição é extremamente prejudicial para as mulheres. As mulheres prostituídas têm as maiores taxas de estupro, assalto e assassinato do que qualquer mulher estudada. Um estudo alemão indica que 60% das mulheres no sistema prostitucional legal foram agredidas fisicamente, 70% foram ameaçadas de agressão, 40% sofreram violência sexual e 40% foram coagidas na prostituição legal. [4]
Ao longo da última década, depois de centenas de entrevistas com prostitutas em 5 países (Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Camboja e Escócia), examinámos mais de perto os comportamentos e atitudes que alimentam a misoginia na prostituição e começámos a entender algumas das suas motivações. O comportamento do prostituidor normativo inclui a recusa de ser visto como participante de actividades nocivas, como desumanizar uma mulher, humilhá-la, violá-la verbalmente, psicologicamente e sexualmente, e pagar-lhe para realizar actos sexuais que de outra forma ela não faria.
A coisificação e a mercantilização são a fonte da violência na prostituição
Os prostituidores não reconhecem a humanidade das mulheres que usam para o sexo. Uma vez que a pessoa se torna um objecto, sua exploração e abuso parecem quase razoáveis.Em entrevistas com prostituidores de diferentes culturas, eles forneceram alguns exemplos assustadores de mercantilização. A prostituição é entendida como “alugar um órgão por dez minutos” [5]
Outro prostituidor americano afirmou que “estar com uma prostituta é como tomar um café, quando terminar, vais embora” [6]. Os prostituidores comercializaram e seleccionaram mulheres com base em estereótipos étnicos ou etno-sexualização racial. [7] “Eu tenho uma lista mental em termos de raça” – disse um prostituidor londrino, “provei-as nos últimos 5 anos, mas acabou por ser o mesmo”. [8] No Cambodja, a prostituição é entendida desta forma: “Nós somos os compradores, os profissionais do sexo são os bens, e o dono da bordel é o vendedor”. [9] Uma mulher que foi prostituída em Vancouver durante 19 anos explicou a prostituição da mesma forma que os prostituidores: “Eles são os teus donos durante meia hora ou aqueles vinte minutos ou uma hora. Compraram-te. Eles não têm nenhum apego, não és uma pessoa, és apenas uma coisa a ser usada. “[10]
A falta de empatia dos prostituidores
Usando sua lógica particular, o prostituidor acredita que além de comprar o acesso sexual, o dinheiro também compra seu direito de evitar pensar sobre o impacto da prostituição nas mulheres que ele usa para o sexo. [11] A sua fantasia é a “namorada sem compromisso” que não exige nada dela, mas ela é obrigada a satisfazer suas necessidades sexuais. “É como alugar uma namorada ou uma esposa. Tens a oportunidade de escolher como em num catálogo “- explicou um prostituidor britânica. [12]
Alguns prostituidores mantêm a aparência de um relacionamento. Alguns homens expressaram o desejo de criar uma ilusão de outro homem porque conseguiram uma mulher atraente sem pagar. “Eu quero que minha prostituta não se pareça com tal”, disse um prostituidor de Londres, “eu quero que finjas ser uma namorada, para parecer que estamos apaixonados”. [13] Alguns prostituidores querem retratar o tipo de relacionamento que eles não podem ou não estão dispostos a ter com mulheres não prostituídas. Ele pode reivindicar a intimidade emocional, mas o relacionamento com uma mulher prostituída não atinge reciprocidade emocional. Se eles criam um relacionamento emocional agradável e imaginativo com a mulher que eles compram para o sexo, eles podem manter o seu próprio conceito de bom homem. No entanto, esses homens exigem mentiras extensas e cansativas das mulheres prostituídas. Um sobrevivente escreveu para um «bom prostituidor»:
“A verdade da qual que estavas tão desesperado para qual por fugir é que é como um violador discreto. A tua atitude e comportamento não atenuam o que fazes. O dano que causaste é incalculável, mas disseste a ti mesmo que não estavas a fazer nada de mal e usas os sorrisos das mulheres que compras como uma espécie de moeda que lhe permite comprar a tua própria merda … Eu não te queria perto, muito menos dentro de mim. As tuas mãos em volta de mim fizeram-me vomitar mais do que teu pénis alguma vez fez … Cada momento contigo era uma mentira, e eu odiei cada segundo. “
– Rachel Moran, 2014 [14]
Como outros homens agressivos, os prostituidores não têm empatia pelas mulheres na prostituição. Na Escócia, as pesquisadoras descobriram que quanto mais homens compram sexo, menos empatia sentem com mulheres prostituídas. “Eu não quero saber nada sobre ela”, disse um, “eu não quero que chores porque isso arruína a ideia sobre mim”. [15]
Os homens criam uma versão sexualmente excitante do que as prostituídas pensam e sentem que tem pouca base na realidade. [16]Contra todo o senso comum, a maioria dos prostituidores que entrevistávamos acreditava que mulheres prostituídas estavam sexualmente satisfeitas com eles. Pesquisas com mulheres, por outro lado, mostram que as mulheres não se sentem sexualmente satisfeitas pela prostituição e, ao longo do tempo, a prostituição prejudica a sexualidade das mulheres. [17]
Uma das poucas diferenças entre a violência sexista e a prostituição é que, na prostituição, os criminosos se beneficiam da exploração sexual. Por causa do dinheiro, a prostituição é muito mais organizada do que o os maus tratos de um homem a uma mulher. Beckie Masaki, directora do Refugio das Mulheres asiáticas “Asian Women’s Shelter” em São Francisco, informou sobre a onda impressionante que a agência passou quando eles começaram a aceitar mulheres que tinham sido traficadas na prostituição. Anteriormente, tinham trabalhado individualmente com mulheres abusadas. Agora, fazem isso com dezenas ao mesmo tempo. O crime organizado não está satisfeito com a perda de lucro. Isso aumenta as precauções de segurança do abrigo.
Prostituidores e coacção sexual
A opinião favorável dos homens sobre a prostituição é um dos conjuntos de atitudes e opiniões que promovem e justificam a violência contra as mulheres. [18] A predisposição ao acesso sexual e agressão sexual e atitudes de superioridade sobre as mulheres estão relacionadas com violência masculina contra as mulheres. A pesquisa mostra que os prostituidores – como outros homens sexualmente agressivos – tendem a preferir sexo impessoal, por medo da rejeição das mulheres, têm uma auto-identificação masculina violenta e são mais propensos do que as não-prostituidores à violação se pudessem simplesmente fugir. [19]
No Chile, na Croácia, na Índia, no México e no Ruanda, os prostituidores eram mais propensos do que outros a violar uma mulher. [20] Os homens que usavam mulheres na prostituição eram significativamente mais propensos a estuprar uma mulher que os homens que não pagavam pelo sexo. [21] Na Escócia descobrimos que quanto mais um prostituidor usava mulheres eram na prostituição, mais provável era praticar coacção sexual contra mulheres não prostituídas. [22]
Uma prostituidor de Londres que comentava sobre as mulheres da Europa de Leste e os seus “guarda-costas” foi um participante ativo no que provavelmente seria o tráfico sexual. Ele comentou, “O relacionamento parecia muito profissional, como um negócio. Mesmo assim, ele instruiu-as a fazer coisas com as quais elas não estavam muito felizes. Um olhar severo nos seus rostos e uma voz ligeiramente aumentada fizeram-me sentir um pouco desconfortável. Mas depois da menina falar com ele, colocou um rosto profissional e seguiu em frente. Meu sentimento de desconforto deixou porque ela fê-lo, poderia ter evitado o trabalho. “- Melisa Farley, Julie Bindel, Jaqueline M. Golding, 2009. [24]
Os prostituidores vêem e ao mesmo tempo, renunciam a ver medo, asco e desespero nas mulheres que compram. Se elas não saem da sala a gritar “Ajuda, polícia! Tráfico! “, os prostituidores concluem que elas escolhem a prostituição. Saber que as mulheres na prostituição foram exploradas, coagidas, processadas ou traficadas não dissuade os prostituidores. Metade do grupo de 103 prostituidores em Londres afirmou que usaram uma prostituída que sabia que estavam sob o controle de um proxeneta. Como um explicou, “é como o seu proprietário”. Outro homem disse: “A menina é instruída a fazer o que precisa fazer. Só podes relaxar, é o trabalho dela. ” [25] Na Roménia, as investigadoras entrevistaram prostituidores, mulheres prostituídas, proxenetas e polícias, todos concordaram que a prostituidor “não estava interessada em saber se a menina era traficada ou não, eles estavam mais interessados em satisfazer suas necessidades sexuais. “[26]
Justificação para a legalização ou descriminalização da prostituição
As leis contra prostituidores e proxenetas são barreiras ao negócio da exploração sexual. A legalização e a descriminalização colocam a prostituição em áreas onde é legal comprar, vender e ser vendido por sexo. Sob estas leis, o interesse do homem que “compra sexo” é representado e os proxenetas protegidos. [27]
O argumento de que a legalização da prostituição tornaria “seguro” é a primeira justificação para a prostituição regulamentada ou descriminada. No entanto, não há provas disso. Em vez disso, ouvimos queixas automáticas e declarações ásperas sem dados empíricos. As consequências da prostituição legal na Holanda e na Alemanha mostram o quão pernicioso pode ser. Como em 2016, 80% da prostituição alemã já está sob o controle de máfias criminosas. [28]
Após a legalização na Holanda, o crime organizado está fora de controle e as mulheres na prostituição não estão mais seguras do que quando a prostituição era ilegal. O presidente Job Cohen fechou grande parte da prostituição legal de Amsterdão em resposta ao crime organizado. Após a legalização em Victoria, Austrália, os proxenetas estabeleceram 95 bordéis legais, mas, ao mesmo tempo, estabeleceram 400 ilegais em Victoria. [29] Em vez de reduzir o envolvimento da violência criminal, a legalização da prostituição resultou em um aumento do tráfico de pessoas de acordo com as investigações em 150 países. [30]
Qualquer pessoa que conheça a vida diária na prostituição entenda que a segurança da prostituição é uma quimera. Os defensores da prostituição legal e descriminalizada entendem isso, mas raramente o admitem. Mesmo assim, há evidências, por exemplo, do Sex Workers’ Education and Advocacy Taskforce na África do Sul distribui uma lista de conselhos de segurança, incluindo a recomendação de que, enquanto a prostituída está a despir o prostituidor deve “acidentalmente” colocar um sapato dele debaixo da cama e procurar facas, algemas ou cabos. O folheto SWEAT afirma que esvaziar a almofada ajuda na busca de armas. [31]
Compreendendo a violência letal dirigida às mulheres na prostituição, um proxeneta legal alemão disse a um repórter: “Não queres uma almofada no quarto (do bordel)”. É uma arma mortal. “[32] Uma organização de São Francisco recomendou” estar ciente das saídas e evitar que o cliente as bloqueie “,” os sapatos devem facilitar ou ser apropriados para correr “e” para evitar colares, cachecóis, ao redor do pescoço ou qualquer algo que pode ser acidental ou intencionalmente apertado ao redor da garganta “. [33] As especificações da Australian Occupational and Safety Codes (OSC) para a prostituição ilustram a preocupação com seus perigos. A OSC recomenda “treino em negociação de reféns” de mulheres na prostituição, contradizendo totalmente a noção de prostituição como trabalho. [34] Os botões de alarme em salões de massagem, saunas e bordéis nunca podem ser respondidos com rapidez suficiente para evitar a violência. Os botões de alarme em bordéis legais fazem tão pouco sentido como avisos de emergência em casas de mulheres violentadas.
A saúde pública é uma parte significativa da segurança que supostamente está presente na descriminalização da prostituição. Na década de 1980, grupos como o New Zealand Prostitutes’ Collective (NZPC) aproveitaram a epidemia de SIDA para se concentrar na falta de educação e no dano do HIV em pessoas prostituídas. [35] Este foco atraiu fundos maciços para as organizações de prostituídas que o usaram para promover a descriminalização. [36] A abordagem de redução de danos desses grupos para a prevenção do VIH parece basear-se no pressuposto de que, se existirem preservativos masculinos suficientes, a vida será melhor para todos.
Na verdade, as mulheres querem a eliminação de danos (saída da prostituição), bem como a redução desta. E uma maioria de prostituidores em todo o mundo recusam-se a usar preservativos. Os epidemiologistas descobriram que o alto risco de VIH é causado pela violação e uma grande quantidade de parceiros sexuais. Nenhum dos factores foi utilizado por sindicatos de prostituição. Embora tenha sido promovida uma lei como protectora dos profissionais do sexo, a própria avaliação do governo da Nova Zelândia sobre sua lei concluiu que, após a descriminalização da prostituição, a violência e o abuso sexual continuaram como antes [37] “A maioria das profissionais do sexo sentiram que a lei não podia fazer muito sobre a violência que ocorreu” e que era um aspecto inevitável da indústria do sexo. [38] Durante um ano, 35% das mulheres na prostituição legal na Nova Zelândia foram coagidas. [39] A maior taxa de coacção sexual por prostituidores foi relatada por prostituídas em salas de massagem que eram controladas por proxenetas (descritas como “administradas” pelo governo). O estigma social da prostituição e a desconfiança policial persistiram após a descriminalização. A maioria das mulheres que praticam a prostituição não relatou violência ou crimes contra eles na polícia após a descriminalização. [40] Os chulos lutaram guerras territoriais pelo o controle da prostituição em Auckland [41], a NZ e a prostituição de rua estavam fora de controle de acordo com alguns relatórios de um aumento de 200% após a descriminalização. [42]
Erros de conceito, justificação e negação sobre a prostituição.
Os equívocos comuns sobre a prostituição provêm de testemunhos de prostituidores e proxenetas como narrativas para encobrir a violência perpetrada contra mulheres na prostituição. A justificação dos homens para outras formas de violência contra as mulheres é surpreendentemente semelhante às suas justificativas para a prostituição. Culpam a vítima, consideram as mulheres na prostituição como intrinsecamente diferentes de outras mulheres e moralmente deficientes. Os agressores justificam bater nas mulheres declarando que ela pediu ou provocou. Os prostituidores justificam a prostituição, dizendo-nos que “ela fica rica” ou que “ela simplesmente faz um trabalho desagradável, mas necessário, como o trabalho da fábrica”. Os prostituidores e os traficantes podem reconhecer parte do abuso e da exploração da prostituição, mas justificam abusos alegando que as mulheres ganham muito dinheiro. Uma vez paga, a exploração, o abuso e a violação desaparecem. “Todas são exploradas, no entanto, eles também têm bons rendimentos”, disse um prostituidor italiano. [43] Um prostituidor descreveu as violações de uma mulher pelo seu proxeneta, mas disse que era apenas “de vez em quando, nem todas as semanas”. [44] Se as expectativas sexuais dos homens não forem cumpridas, a violação e a prostituição são considerados inevitáveis. As mulheres que não proporcionam os actos sexuais exigidos pelos seus parceiros são culpadas pelos seus parceiros pelo uso de mulheres na prostituição. “Se minha namorada não me permite sexo anal eu conheço alguém que fará”. [45]
As palavras que ocultam o dano e favorecem a confusão acerca da prostituição
“Prostituição voluntária”, que implica que ela consentiu quando não tinha outra alternativa para sobreviver.
“Prostituição forçada”, que implica que em algum lugar há mulheres que trabalham voluntariamente para serem tratadas na prostituição.
“Trabalho sexual”, que define a prostituição como um trabalho e não como um acto de violência.
O termo “trabalhador sexual imigrante” implica que tanto a prostituição e o tráfico são aceitáveis. Os clubes de strip-tease e de prostituição foram reformulados como uma expressão sexual ou liberdade para expressar a própria sensualidade. Os bordéis são conhecidos como salões de massagem, saunas e clubes de saúde. Os homens mais velhos que compram adolescentes por sexo em Seul chamam de “namoro compensado”. Em Tóquio, a prostituição é descrita como “contacto assistido”. Os homens que compram mulheres na prostituição são chamados de “partes interessadas”, os proxenetas são chamados de “gerentes”.
Chulos e traficante facilitam a negação por ter falsificado o trabalho fácil, divertido e lucrativo para as mulheres. Tanto mulheres quanto homens são proxenetas. Um número proeminente de defensores/as identificam-se publicamente apenas como “profissionais do sexo”, embora sejam responsáveis pelo tráfico de mulheres, alguns são proxenetas e foram presos por proxenetismo, gerir bordéis ou traficar. Existe um conflito de interesse quando indivíduos que têm traficado, chulado e gerenciado estão nas mesmas organizações que aqueles sob seu controle. A falsidade é ainda mais anti-ético quando proprietários/as de bordéis, administradore/as e diretores/as de clubes escondem suas filiações, alegando representar os interesses das profissionais do sexo. Escondidos sob uma bandeira sindicalista, proxenetas apelam à simpatia da esquerda. No entanto, grupos como o Colectivo de Prostitutas da Nova Zelândia, a União Internacional de Trabalhadores do Sexo (Reino Unido), Red Thread (Países Baixos), o Comité de Durbar Mahila Samanwaya (Índia), Stella (Canadá) e o Sex Worker Organizing Project (EUA), enquanto promovem violentamente a prostituição como trabalho, não se assemelham a tudo o que a maioria de nós concebe como um sindicato. Não oferecem nem negoceiam pensões, segurança, redução de horário de trabalho, subsídio de desemprego ou serviços de saída (que é o que é que 90% das mulheres prostituídasquerem). Em vez disso, esses grupos promovem o mercado livre entre seres humanos usados para sexo. [46] Nós localizamos 12 pessoas de 8 países que se identificam publicamente como profissionais do sexo ou defensores do trabalho sexual e que também venderam outros por sexo ou foram envolvidos na gestão de tráfico de várias formas específicas. Muitos foram presos por administrar bordéis e agências de acompanhantes, tráfico, procuração, prostituição interestadual ou viver dos lucros da prostituição. [47]
Como podemos responder de forma ética e adequada à existência de prostituição?
A existência da prostituição em qualquer lugar é a traição da sociedade das mulheres, especialmente aqueles que são marginalizadas e vulneráveis por causa do seu sexo, origem étnica, pobreza e história de abuso e negligência. A prostituição é assédio sexual, exploração sexual, muitas vezes tortura. As mulheres na prostituição enfrentam uma probabilidade estatística de violação semanal, como violência doméstica extrema.
A cumplicidade dos governos perpetua a prostituição. Quando o comércio sexual se expande, as mulheres são menos propensas a competir com homens pelo emprego. Quando a prostituição é incorporada nas economias estaduais, os governos são aliviados da necessidade de encontrar emprego para mulheres. Os impostos de sangue são colectados pelo estado proxeneta na prostituição legal e descriminada. Bancos, companhias aéreas, fornecedores de internet, hotéis, agências de viagens e todas a comunicação social são essenciais na exploração e abuso de mulheres no turismo de prostituição, produzem grandes lucros e consolidam-se como parte da economia. Se ouvirmos as vozes e a análise dos sobreviventes – aqueles que não estão mais sob o controle do proxeneta ou do comércio sexual – levam-nos a soluções jurídicas óbvias: os homens que pagam devem ser responsabilizados por essa agressão. As prostitutas devem ter alternativas reais para a sobrevivência, nunca ser presas. Aqueles que se beneficiam da prostituição – proxenetas e traficantes – também devem ser responsabilizados. Uma abordagem de prostituição baseada nos direitos humanos, reconhecendo-a como exploração sexual, como na Suécia, Noruega, Islândia e Irlanda do Norte, proporcionaria segurança e esperança. Nesta abordagem abolicionista da prostituição, os prostituidores são criminalizados, como são os proxenetas e traficantes e as prostitutas são despenalizadas e recebem serviços de saída e formação profissional. Mas antes de tudo, devemos deixar as mentiras dos proxenetas e dos exploradores sobre a prostituição. Eu sei que podemos fazer isso.
Resumindo:
1. A verdade sobre a prostituição é muitas vezes escondida atrás das mentiras, manipulações e distorções do tráfico entre proxenetas, gerentes e outros que se beneficiam do negócio. As verdades mais profundas sobre a prostituição são reveladas nos testemunhos das sobreviventes, bem como na pesquisa sobre as realidades psicossociais e psicológicas da prostituição.
2. A raiz da prostituição, como outros sistemas opressivos, é desumanização, coisificação, machismo, racismo, misoginia, falta de empatia patológica (prostituidores e proxenetas), dominação, exploração e um nível de exposição crónica à violência e a degradação que destrói a personalidade e o espírito.
3. A prostituição não pode ser segura porque legaliza ou descriminaliza. A prostituição deve ser completamente abolida.
4. A prostituição é como ser perseguida de forma permanente, ameaçada, violada, do que trabalhar num restaurante de fast food. A maioria das mulheres que praticam prostituição sofre de grave transtorno de estresse pós-traumático e quer abandonar.
5. Os compradores de sexo são predadores; que muitas vezes se envolvem em comportamentos coercivos, falta de empatia e têm atitudes sexistas que justificam o abuso de mulheres.
6. Existe uma solução. É chamado de modelo sueco e foi adaptado a alguns países como Suécia, Noruega, Islândia e Irlanda do Norte. A essência da solução é criminalizar prostituidores e proxenetas, descriminalizar mulheres prostituídas e oferecer recursos, alternativas, abrigo e reabilitação.
7. A prostituição afecta-nos a TODOS, não apenas àqueles e aquelas que no sistema prostitucional.
Tradução: Lúcia Gomes
Texto original: http://logosjournal.com/2016/farley-2/
Artigo de Melissa Farley
Foto: Tiago Figueiredo, exposição Viene y Va, patente na Casa Independente até Dezembro de 2017