A Festa, ainda mais Avante!

Nacional

A Festa do Avante! de 2014 ficará marcada pelos sons, pelas imagens, pelos debates, pelos cheiros da comida, pelos sabores das bebidas e pelas memórias individuais que cada pessoa levou consigo. Mas 2014 entrará para a memória colectiva pelo anúncio de que a Festa vai crescer. O PCP, com a ajuda dos seus militantes e dos amigos que não imaginam o primeiro fim de semana de Setembro noutro sítio que não a Atalaia, vai comprar a Quinta do Cabo da Marinha.

Para isso, o PCP iniciará uma campanha de recolha de fundos – a meta são os 950 mil euros. Porque a Festa é nossa e de quem dela gosta e não quer prescindir, a Festa vai crescer com o nosso dinheiro. Não há qualquer interesse em ajudas estatais, em empréstimos bancários ou em mecenas ocultos e com segundas intenções. A independência financeira é a garantia da independência ideológica.

Se 950 pessoas derem mil euros cada uma, atingimos a meta, mas não é nosso lema colocar o mundo aos ombros de poucos, é mais fácil e justo repartir o seu peso por muitos. Um euro doado por 950 mil pessoas faz mais o nosso estilo, é mais condizente com os milhares de vezes em que, na implantação da Festa e durante os seus três dias, se ouve um “queres ajuda, camarada?”. Sincero.

As e os camaradas já sabem como podem dar o seu contributo, o seu euro. As e os amigos da Festa do Avante! que queiram ajudar e não saibam como fazê-lo, podem abrir uma lista telefónica, procurar num mapa ou perguntar a qualquer militante do PCP. Porque o PCP está presente do norte ao sul do continente e ilhas, vivo, e a crescer.

Ao Pontal, vai o capital, mas a Festa da razão é nossa, e depois de 2014, ela irá ainda mais Avante.

* Autor Convidado
André Albuquerque