Avante ou não Avante: eis a questão.

Nacional

Eu e o Daniel Oliveira achamos coisas. Há algumas diferenças entre as coisas que achamos e uma das principais é que eu não sou pago para achar. Ora, isto não me obriga 1. a gerir a minha imagem com base no que acho; 2. a achar coisas à força mesmo quando não acho coisa nenhuma. Vem isto a propósito do texto que o Daniel Oliveira dedicou à Festa do Avante!, que é evento que se realiza todos os anos desde há longa data, mas que na actual conjuntura poderá não ser realizado ou realizar-se com alterações profundas de programação, logística e participação. Estou certo de que Daniel Oliveira sabe tanto ou menos do que eu sobre a Festa do Avante! 2020.

Se a festa vai Avante ou não vai Avante é coisa que não cabe ao Daniel Oliveira decidir, e achar coisas sobre coisas acerca das quais nada se sabe é apenas e tão só justificar honorários ao fim do mês. Nada contra, mas é bom que se perceba que é verbo de encher, nada mais.

Se o PCP decidir que a Festa se realiza este ano em moldes radicalmente diferentes daqueles verificados no passado, e desde que cumpra todas as normas e regras definidas pelas autoridades sanitárias e forças de segurança, não há razão para que não avance com a sua festa. Em todo o caso a festa pode saltar 2020 e não vem daí mal ao mundo.

Achar coisas sobre se uma edição da “Festa” acerca da qual nada está definido é, para um gajo anónimo como eu, uma perda de tempo. Mas para um “pundit” remunerado é apenas e tão só picar o ponto. E gerir imagem. O texto de Daniel Oliveira é sobre o próprio Daniel Oliveira. Já é habitual.

18 Comments

  • Ema Cristina Santos Neves

    17 Maio, 2020 às

    "Os piores cegos são os que não querem ver…"

  • António Morais

    15 Maio, 2020 às

    Unknown:
    Pelo menos uma coisa lhe garanto, até por própria experiência feita, no pavilhão da Festa do Avante, dedicada ao livro, poderá encontrar literatura que lhe possibilitará, entre outras, estruturar uma argumentação coerente e assertiva. Assim, evitará a pobre e triste figura, refletida no bolsar de alarvidades insultuosas e provocatórias. Será necessária também, a sua vontade em aprender.

    • Unknown

      16 Maio, 2020 às

      Toni… Toni.. Q bem falantes estamos, sim senhor!! Constato pelas suas bonitas palavras, pela sua linguagem cuidada e pomposa q la conseguiu acabar a 4 classe.
      Quanto a argumentacao, é facil… O comunismo nao resultou em lado nenhum e o fascismo ainda menos, ponto.
      Em relacao a aprender, olhe q ja estudei/trabalhei q chegue pra ter o emprego q sempre quis e nao precisar de cunhas ou de andar metido em politiquices (vulgos tachos) pra me poder realizar como ser humano.
      Relativamente ao tema em questao, voces comunas querem é "sol na eira e chuva no nabal".
      Se o mundo todo esta confinado, por que raio é q tem q haver festa do Avante? Para ti e para os Nunes desta vida, vou repetir: reduzam-se o vossa insignificancia.
      So uma ultima nota… Tonecas eu de facto posso sempre ler um bom livro e aprender sempre mais qquer coisa, afinal o saber nao ocupa lugar, mas ja tu… Tas tramado pq com esse caracter ja nao ha quem te valha.
      Pronto, FUIIII
      Um abraco, Oh Camaradas 😉

    • Nunes

      16 Maio, 2020 às

      «Unknown» mais burro que um asno!… Que grande estúpido apareceu aqui no «Manifesto 74».
      Se o comunismo não resultou em lado nenhum, então a figura de lorpa de «unknown» muito menos.
      Caramba, um alarve como o «unknown», só se consegue encontrar no passado mais remoto. No seu estilo moderno, a fumar uma «ganza» e a deixar a garrafa vazia da cerveja em algum beiral.
      Infelizmente, um digno tronco como o «unknown» prolifera muito na nossa história.
      Para além de «nhurro» e imbecil, tem a mania que é bom.
      Definitivamente, este «unknown» passou o seu tempo de confinamento à roda do alcóol e do charro estragado.
      E aquela maneira de despedir… «Um abraco, Oh Camaradas ;)» Tão ranhoso… tão ranhoso…
      Já tem guia de marcha para tribuno do André Ventura.

    • Nunes

      16 Maio, 2020 às

      Eu ainda pensei numa personagem de banda-desenhada franco-belga do tipo «Gaston Lagaffe», mas este cromo deste «unknown» que aterrou aqui de paraquedas é mais próprio da cultura norte-americana que europeia.
      Os americanos chamam a este tipo de «unknown», «spaz», «jerk», «freak», «moron», «goof», «dope», «geek»… Na gíria americana, esta classe de «unknown» que diz coisas como «…olhe q ja estudei/trabalhei q chegue pra ter o emprego q sempre quis e nao precisar de cunhas ou de andar metido em politiquice…» é culpada entre outras coisas de espalhar manteiga de amendoim em torradas para depois colá-las nas axilas. Os anti-«nerd» acusam este tipo de gente de fomentar o crime. Vão ainda mais longe ao dizer que são culpados de instigação de homicídio (qualquer tipo).
      Seria exagero da minha parte culpar alguém tão pobre como este «unknown» desse tipo de transgressão. Quanto muito, um tolo e desastrado como este «unknown» é mais capaz de provocar mau estar na família, nos vizinhos e até deixar algum mau cheiro nos espaços em que anda (poucos) tais como a mercearia do bairro, onde ele vai buscar a cerveja (para depois deixar o recipiente vazio em tudo o que é sítio menos no vidrão) ou no transporte público.
      Posso até acreditar que este «unknown» é um clássico desses vários «unknowns» que andam por aí e que respondem a todo o tipo de observações sérias ou inteligentes, com o seu «Vai nanar oh cego». Na verdade, esta triste figura é apenas mais um azarado da vida, sem sítio para onde ir.

    • Unknown

      17 Maio, 2020 às

      Nunes… tu nao sossegas pah. Continuas a insistir no teu camarada Ventura e eu ja te disse q nao me identifico nem com a tua corja e mto menos c a dele (camarada Ventura), sois todos uns "rapa tachos".
      O teu problema foi alguem ter posto em causa a festa do Avante (devido as circunstancias actuais) e isso no teu humilde cerebro, deu te o direito de chamar estupido, imbecil, cobarde (por ter um perfil unknown, quando o teu diz precisamente a mesma m@$da q o meu), so pq alguem ousou discordar daquilo q tu cegamente acreditas!!!
      Olha, pro problema de ter um perfil unknown, se quiseres podes me chamar Ze ou Artur ou Carlos Carvalhasssss… Tas na boa, eu n me importo.
      Confesso q dps de ler a tua segunda resposta, ter-te chamado DEMENTE é mto mas mto pouco… Tu es um alucinado (tipico FRITO) pq vens para aqui "desfilar" com as cenas mais aleatorias do mundo so pra tentar demonstrar q es um vegetal culto. Tu deves é ler a "Maria" e dps vens aqui fazer referencia a bd franco-belga !!! AHAHAHAHA Es mesmo coladao desse capacete, oh Nunes… Tu queres é show off e protagonismo pq conteudo tens mto pouco, es basico e superficial, tas a morder oh Nunes?
      Ja agora ve la se aprendes q nao sao as tuas observacoes q sao serias e inteligentes, so pq so tuas!!! Isso é comportamento de extremista (fachos e comunas).
      Assim pra acabar em grande, Oh Nunes, para o teu british show off dos "«unknown», «spaz», «jerk», «freak», «moron», «goof», «dope», «geek»" fica a saber q tu es uma "spunk drop" que teria sido bem mais util se tivesse acabado num bocado de papel higienico ou mesma numa meia suja 😀 😀 😀

    • Nunes

      17 Maio, 2020 às

      «Nunes… tu nao sossegas pah. Continuas a insistir no teu camarada Ventura e e…»

      (barulhos na cozinha de casa)

      «…Ventura), sois todos uns "rapa tachos".»

      (ouvem-se os ecos do unknown pela sua casa nauseabunda: «achos, achos, achos…»)

      «O teu problema foi alguem ter posto em causa a festa do Avante (devido as…»

      (distinto cheiro a vómito e a excremento do quarto do unknown, misturado com os gritos dos pais e o choro de uma criança)

      «…e disse q nao me identifico nem com a tua corja e mto menos c a dele camarada…»

      (o pai do unknown grita porque o reservatório com o dispositivo para a descarregar a água na retrete está avariado)

      «…circunstancias actuais e isso no teu humilde cerebro, deu te o direito de chamar…»

      (ouve-se o som de uma pessoa a bater em alguém)

      «…estupido, imbecil, cobarde (por ter um perfil unknown, quando o teu diz…»

      (o receptor portátil velho e patético a pilhas do unknown passa uma música antiga de Joel Branco)

      «…precisamente a mesma m@$da q o meu), so pq alguem ousou discordar daquilo q tu cegamente acreditas!!!»

      (o grito seco e rouco de unknown perde-se entre uma música antiga…
      «o mundo é uma bola de algodão, que está na tua mão…»)

    • Unknown

      17 Maio, 2020 às

      … e enquanto escreves essas toleiras, masturbas-te e dps limpas á tal meia suja !!!
      No fim metes a meia numa carta e envias ao teu pai a dizer: "Toma… isto é tudo o que te devo.
      Ass: OH NUNES"

      Contudo, se me permites camarada Nunes, devias mudar o "Toma… isto é tu o que te devo" para algo do genero "Devias ter-me limpado á meia" ou "devia ter ficado naquela meia suja a cheirar a chula", assim sempre das mais sentido a tua vida, OH NUNES.

      Um abraco cheio de Camaradagem HAHAHAHAH

    • Nunes

      18 Maio, 2020 às

      «Vai nanar oh cego»

    • Unknown

      18 Maio, 2020 às

      Tas a perder a pouca qualidade q tiveste nos teus primeiros 2/3 dias de vida, OH NUNES !!!
      A plagiar o pessoal sem pudor algum !?!?!
      Ja nao tens interesse, OH NUNES.
      Pronto, agora vou nanar 😀 😀
      E aquele abracinho comuna bem apertadinho AHAHAHAHA

    • Nunes

      18 Maio, 2020 às

      Pelo que já pude perceber, o período de confinamento fez-te mal ao cérebro e até revelou aqui, em directo, o que fazes na casa-de-banho quando os teus pais não te vigiam.

      A minha homenagem aos teus pais por te aturarem.

      …e por favor, deixa de «nanar», OK?

      Umas lições de português também não eram má ideia, mas o teu cérebro ainda está na fase «Homo Habilis»… tenta chegar a «Homo Erectus»… faz lá esse favorzinho à tua querida Mamã.

      Adeus, «nana»

  • Unknown

    15 Maio, 2020 às

    Ate parece que nao se pode dizer o que se pensa em relacao a festa do avante!!!
    Vejam la oh virgens ofendidas, se vos cai alguma coisa ao chao…
    Entao nao anda tudo a emitir opinioes acerca do futebol e outros tantos assuntos?
    Tenham la juizinho e reduzam-se a vosso insignificancia… O pessoal 'e livre de dizer o que quer, quando quer e acerca do que quiser, desde que seja com educacao, claro…
    'E democracia meus caros… sei que nao vos agrada muito mas 'e o que ha.
    BTW, comunas e fachos 'e tudo a mesma m@#da

    • Nunes

      15 Maio, 2020 às

      Comentário vindo de um daqueles «unknown» cobardes que fazem parte desta comunidade de estúpidos que não lê, não quer saber e que vive alheio no seu próprio caos, à espera de um André Ventura que venha num dia de nevoeiro.

      Até podia aconselhar este estúpido deste «unknown» a visitar a feira do livro da Festa do «Avante!», mas este com toda a certeza pertence ao grupo dos calhaus, desses imensos penedos que existem na nossa pequena mas vasta região selvagem.

    • Unknown

      15 Maio, 2020 às

      Oh Nunes… tu so les o q queres ou entao o tico e o teco ja nao dao pra mais. Q parte nao percebeste em:
      "BTW, comunas e fachos 'e tudo a mesma m@#da"???
      Chamas-me cobarde mas o teu perfil 'e um livro aberto, da perfeitamente pra te identificar 😀 😀 seu burroide.
      Tu (comuna) e o Ventura (facho) sois farinha do mesmo saco, pah..
      Deves ser mais um demente q aprendeu 1 cena ou 2 na escola e anda uma vida inteira a ver se arranja tacho na politica, pq nao das mais nada em lado nenhum…
      Quem te ouvir ate pensa q a feira do livro do Avante 'e a fonte da verdade pros problemas do mundo !!!!
      Vai nanar oh cego

    • Nunes

      15 Maio, 2020 às

      És um «coitadinho». Não tens para onde ir.
      Não percebo como vieste aqui parar? Vocês os «tontinhos» gostam muito de provocar a gente séria e honesta.
      No entanto, dou comigo a pensar, o que vai ser de ti, «coitadinho»?
      Quando um grão de areia te afectar, o que vai ser de ti que não tens informação, nem cultura para te defender?
      Tal como a personagem Hans Castorp no romance «A Montanha Mágica», não dou muito por ti. Não te vais aguentar muito tempo. Resta saber… quem vai aturar este «unknown coitadinho», esta lamuria da sociedade que não tem para onde ir?

  • Nunes

    12 Maio, 2020 às

    Tanto Daniel Oliveira, como João Miguel Tavares são anti-comunistas pagos para escrever o que escrevem na imprensa dominante.

    De mentalidade alcoviteira e bisbilhoteira, o Daniel Oliveira já devia saber há muito tempo que não deve meter o bedelho onde não é chamado. No entanto, o capital rende e o patrão encomendou mais uma opinião ao mero serviçal que, por sua vez, fez-lhe o belo frete.

    Entre a prostituta mais reles ou o emprego do Daniel Oliveira, a diferença é quase nula.

  • António Morais

    12 Maio, 2020 às

    Nunca vi tantas e tão expressivas imagens da festa do avante, veiculadas pela CS dominante. Há realmente muita gente!!!!
    A partir daqui, é só malhar. Em alguns casos assistimos ao bolsar do mais primário anti comunismo , assumindo, ou não, contornos fascistas. Temos outros, que pela sua candura e bondade paternalista -pois apressadamente sugerem, aconselham e propõem – não deixam de destilar, frequentemente , e no mínimo, desonestidade intelectual. O caso presente é paradigmático.
    Jà foi assim no 25 de Abril e 1ª de Maios, e assim será em diante. Está escrito na história da luta. O oportunismo também é constante.

  • Helder

    12 Maio, 2020 às

    A realização da próxima Festa do Avante tornou-se, de repente, um dos assuntos mais badalados da nossa comunicação social. Todo o cão e gato opina sobre a matéria, a maior parte das vezes recorrendo ao ódio de estimação que nutrem pela Festa e pelo PCP. Estão muito preocupados com a saúde pública, dizem eles. Já alguém os ouviu falar dos transportes que andam cheios? Já alguém os ouviu falar dos trabalhadores que estão a ser contaminados nos locais de trabalho? Isso não interessa para nada…

    O partido promotor será o mais sereno no meio disto tudo. Como é óbvio, o PCP não irá pôr em causa o que for determinado pelas entidades competentes. Como é óbvio, a festa não poderá decorrer nos moldes habituais. Haja alguma honestidade intelectual! O PCP está a ser alvo de uma campanha infame baseada em suposições e isso é inaceitável!

Comments are closed.