Capitalismo para totós VIII – Caridade

Nacional

Caridade é o termo que designa o conjunto de acções, motivadas ou não por convicção ou convenção religiosa, que consistem na circulação de um bem entre pessoas sem outro fim que não o de manter o desequilíbrio na fruição da riqueza. Ou seja, o suposto desprendimento de um certo bem não se verifica, na medida em que quem doa determina pela doação a continuidade das relações sociais existentes. O pior que poderia suceder para o capitalismo seria os pobres e miseráveis tomarem por suas mãos o que por direito podem ter.

Como tal, o capital e as classes dominantes, determinam assim aquilo que tem direito o pobre. A caridade é o inverso da solidariedade, pois ser solidário implica fazer tudo para que a situação colectiva melhore equitativamente. Ser caridoso implica não alterar as condições que permitem que a relação social de exploração se mantenha.

A situação é tal que muitas vezes, os próprios capitalistas disponibilizam os produtos para venda tendo como fim a caridade. Não raras vezes, vemos à porta de supermercados as organizações da igreja ou de outras instituições de caridade, recolhas de produtos para entrega a pessoas mais carenciadas. Ou seja, a caridade funciona, objectivamente, como instrumento de publicidade e incremento de vendas para obtenção de lucro.

Com a caridade, muitas classes não dominantes são também envolvidas – principalmente por influência religiosa ou ideológica – em mecanismos de caridade, fazendo assim com que os miseráveis recebam alguns bens ou alimentos de outras camadas igualmente pobres da população. Ou seja, o capital e as classes dominantes, para não abdicarem de um milímetro das suas regalias e privilégios, chegam ao cúmulo de colocar os pobres a abdicar de bens para satisfazer as necessidades básicas de outros mais pobres. Com isso, a burguesia mantém as relações de classe intocadas, alimenta um negócio de ostentação em que a caridade é um elemento publicitário e um adorno de classe, e neutraliza a revolta das camadas que, não a integrando, são permeáveis à sua ideologia e moral.