“E porque não com gás?” Pela demissão de José Rodrigues dos Santos

Nacional

O canal é público e a vergonha é de todos: José Rodrigues dos Santos esteve 23 minutos nas nossas casas, sem contraditório, a negar o holocausto. A forma mais perniciosa e permeável de negar o holocausto em 2020 não é dizer que ele não existiu, mas deturpá-lo, falseá-lo, mutilá-lo na total dimensão do seu horror e descontextualizá-lo.

«A certa altura, há alguém que diz “Epá, estão nos guetos, estão a morrer de fome… não podemos alimentá-los. Se é para morrer mais vale a pena morrer de forma mais humana. E porque não com gás?»

Num atentado ao trabalho de milhares de historiadores sérios que dedicam as suas vidas ao tema, o jornalista histérico-histriónico aventa toda a espécie de suposições obscenas sobre a maior desgraça que já se abateu sobre a humanidade. Diz o ignorante que os nazis só gasearam milhões porque não os podiam alimentar: por humanismo.

Diz o aldrabão que os nazis tinham 50 campos (eram mais de 44 000), que “os comunistas fizeram a mesma coisa” mas que nos campos nazis ao menos as crianças até iam à escola, que havia piscinas e bordeis e que os presos se habituavam àquilo, que no fundo «é quase como quem vai para o trabalho».

Do mesmo autor da sopa de peixe com leite de sueca, da tese peregrina de que o fascismo vem do marxismo e de 22 outros (pelo menos é ele que assina) compêndios de plágios desinspirados de Dan Brown com uns toques Rebelo Pinto, chega-nos agora a explicação mística do fascismo.

Nos dias que correm, até o mais atrevido analfabetismo seria normal no Canal História, mas não podemos tolerar que seja a RTP a dar palco e gratuita publicidade a um negacionista do holocausto.

Exige-se ao Conselho de Administração da RTP e ao seu Director de Informação a demissão de José Rodrigues dos Santos e um pedido de desculpas pelo péssimo serviço público prestado à História, à memória e à dignidade.

49 Comments

  • Francisco Gomes

    17 Dezembro, 2020 às

    Deplorável. A sua forma de estar na sociedade é condenável. É tempo de uma limpeza sem piedade. Ontem era tarde demais. RUA !!!

  • Jose Pereira

    17 Dezembro, 2020 às

    Este homem para mim nunca foi um escritor. por isso so li um livro dele e vi que ele compila historias usando dados publicados de assuntos que se passara. Um fascista;

  • Mauro Andrade Moura

    16 Dezembro, 2020 às

    O telejornal apresentado por esse boquirroto eu não assisto de maneira alguma, é ele entrar no ar e viro para outro canal ou emissora de rádio.
    Não merece ser visto por nós todas as noites.

    • carlos antunes

      16 Dezembro, 2020 às

      Inveja sem fundamento e rancor…Isso mata !!!!

      • Ermelinda da Glória Abreu

        16 Dezembro, 2020 às

        ENTÃO UM HOMENZINHO QUE NEGA O HOLOCAUSTO ESTÁ A OFENDER MORTOS E SUAS FAMÍLIAS QUE VIVEM CHORANDO O SOFRIMENTO DOS SEU ANTE QUERIDOS, É UMA VERGONHA EXISTIR FARISEUS COMO ESTE.

  • Victor Manuel Centúrio Almeida

    15 Dezembro, 2020 às

    Este acéfalo e ficcionista rasca, vazio e pedante, de nome José Rodrigues dos Santos, na sua alucinação de interpretação da história, trocou o essencial – o Holocausto – com resíduos de factos duvidosos, fazendo uma camuflagem e um branqueamento do nazismo. Deve ser saneado do canal público da RTP. O livro falacioso e quixotesco que escreveu, meta-o, no buraco que tem ao funda das costas e carregue-o bem para dentro. Os judeus logo lhe tratam da pele. JRS, é um porco vulgar e um oportunista arrogante e está muito abaixo intelectualmente dum vulgar labrêgo de suinicultura.

    • Jose Nunes

      15 Dezembro, 2020 às

      …Subscrevo INTEIRAMENTE!!

  • JgMenos

    14 Dezembro, 2020 às

    …as amargas palavras de Soljenitsine em relação ao comunismo soviético: «Nenhum outro regime na terra se lhe compara no número de pessoas que matou, na dureza, no âmbito das suas ambições, no seu totalitarismo completo e feroz – não, nem o regime do seu aluno Hitler».

    da dita entrevista.

    • Alexandre

      14 Dezembro, 2020 às

      Jose Palhaço

  • Carlos Gomes

    12 Dezembro, 2020 às

    O “pseudo “escritor” da piscadela de olho, é indigno por múltiplas razões, de nos encharcar os noticiários com comentários de sua autoria, quase todos maliciosos, perante a apatia dos seus superiores hierárquicos, pelo que se pode deduzir, estarem ao seu nível mental e social !

  • carlos antunes

    11 Dezembro, 2020 às

    Caro Antonio Santos
    Substantivo in-loco o meu ultimo artigo não foi publicado, E qual a minha surpresa categoricamente notei que recuei ao 24 de Abril de 1974 sei o que que existe AQUI a censura de um ou uns Fascistas que colocara, a mordaça a minha pessoa…….Lamentavelmente é isto que são …..EM RESUMO NÃ HÁ LIBERDADE DE EXPREÇAO E PENSAMENTO ……FIM DE CITAÇAO ! !
    Aos 11/12/2020

  • Manuel A. Araújo

    10 Dezembro, 2020 às

    Não é admissível que este escrevente, sendo funcionário da RTP, a use em benefício próprio utilizando-a para se publicitar e vender mais uns artigos de papelaria. Mais chocante quando nos canais da RTP, excepção mesmo assim de forma contida a RTP 2 que tem audiências residuais, a cultura, as artes e as letras são menorizadas. Quantos escritores, mesmo premiados pela APE, tiveram tempos de antena comparáveis ao que tem sido concedido a este suposto escritor? Isto também deve ser denunciado.

  • Pedro

    9 Dezembro, 2020 às

    Vejam a entrevista completa como eu, sim e chato mas vejam senao sao so bitaites que mandam. Nao tem mal nenhum, de nazi zero, estao a queimar o homem, anda tudo doido. Abc

  • Nuno F. Fonseca

    9 Dezembro, 2020 às

    António Santos, quanto mais seletivo mais inimigo te tornas dos teus leitores.

  • Manuel Leitão

    9 Dezembro, 2020 às

    A ignorância no seu esplendor… https://www.youtube.com/watch?v=NgGBSLK0DKc

  • jose manuel pereira rodrigues

    9 Dezembro, 2020 às

    e nojento e asqueroso e arrepiante, enfim não havia palavras para classificar esse monstro.para alem de despedimento deveria sofrer as consequências das suas palavras horrendas..

  • Alexandre

    8 Dezembro, 2020 às

    É nojenta a maneira seletiva como o António Santos escolhe os comentários que ficam nos seus textos medíocres de opinião.
    Como é que se explica a de Carlos Antunes duas vezes?
    António Santos, tu não vais longe.

  • Antonio Almeida Adão

    8 Dezembro, 2020 às

    À muito que venho condenando o execrável JRS que desde foi criada a geringonça este inefável ultra direitista sempre optou por fazer criticas e deturpações nos noticiários quase que masturbando-se de prazer como numa orgia noticiosa. Já naõ foi corrido da RTP porque este energúmeno deve saber demais do que lá se passa. Agora só faltava este banana branquear o holocausto. Leiam o livro KL de Nikolaus Wachsmann com 780 páginas desses horrores.

    • carlos antunes

      9 Dezembro, 2020 às

      ele não branqueia simplesmente transmite a opinião de três intervenientes ou seja porta voz…não seja ingénuo !

  • António Pereira

    8 Dezembro, 2020 às

    Para o senhor deixo isto:
    https://contarholocausto.wixsite.com/contaroholocausto
    o resto são tretas.

  • carlos antunes

    8 Dezembro, 2020 às

    CARO ANTONIO SANTOS E RESTANTES LEITORES
    Mais uma vês escrevo e publico para melhor esclarecimento e repito embuste e falsa noticia que o Sr. António Cantos esta a lubricar e os leitores ingénuos convivem com o autor
    Assisti ao programa a “ grande entrevista “ e não ouvi sequer a pronunciar a sacrilégio, mas sim ele alega “ OUVE ALGUEM QUE DISSE “ !
    Tanto o autor que publicou este embuste como todos os que alimentam pecam e só escrevem disparates com toda a gana.
    A VERDADE E´ESTA E APELO QUE ASSITEM para ficarem desequivocados para bem de todos. Contudo e tome bem nota a RTP não vai despedir este HOMEM professor jornalista e escritor por esta entrevista. Salvo se o próprio comete-se um erro voluntario durante o noticiário que vulgo esta em nossas casa pela televisão !!!
    Aos 08 Dezembro de 2020

    PUBLICO A PARTILHAR
    Grande Entrevista
    José Rodrigues dos Santos|ep. 5518 Nov. 2020 | temporada 13

    https://www.rtp.pt/play/p6646/e507120/grande-entrevista

    CAROS SUBSTANTIVOS
    O ENTREVISTADO APENAS DIZ O QUE PENSA SEM OFENDER, MAS PARA VOS OPTAM PARA MATAR, DESACREDITAR, NEGREDIR, ETC, ETC . SEI O QUE SÃO UNS INQUISIDORES QUEREM COLOCALO NA FOGUEIRA OU DECAPITAR, ACTOS BARBAROS EQUISIÇAO, NO TEMPO DO MARQUES DE POMBAL. POR EXENPLO
    ELE ALEGA O SEU PENSAMENTO NO CONSEITO NÃO MAQUEAVÉLICO, AO CONTRARIO OS MAQUEAVELICOS SÃO TODOS OS CAROS, A EXPRIMIR BARBARIDADES E OFENDER
    AOS 08/12/2020

    • Hugo Dionisio

      14 Dezembro, 2020 às

      aprender a escrever em vez de defender fachos, poderia ser um bom começo (ou comesso na sua linguagem) para perceber melhor em que mundo se movimenta.

    • Roger Dacosta

      15 Dezembro, 2020 às

      “Ao dizer o que pensa” ele ofende a memória de todos os que padeceram nas mãos assassinas dos Nazis ou não?

  • Fernando Pereira

    8 Dezembro, 2020 às

    Que o dito Holocausto tem um belíssimo negócio para os israelitas isso é facto, quanto ao resto não me pernuncio, simplesmente por não dados para tal.

  • Sérgio Fernandes

    8 Dezembro, 2020 às

    Sempre arrogantemente e com uma dose de estupidez extremamente elelevada.

  • Arménio Simões

    8 Dezembro, 2020 às

    Estamos no mau caminho foi desta forma que ele começou depois já é tarde será de boa norma e urgente tomar posição.

  • João Sousa Lima

    8 Dezembro, 2020 às

    Pela minha parte vou continuar a não ler qualquer livro desse senhor.
    Ignorá-lo é o melhor, não lhe dar visibilidade nem protagonismo. As suas teses branqueadoras do holocausto são ignóbeis e não deviam ter eco no canal televisivo de serviço público.

  • Manuel Mendes Ferreira

    8 Dezembro, 2020 às

    Constituição da República Portuguesa

    Artigi 52.°. n°. 1- ” todos os cidadãos têm o direito de apresentar, individual ou colectivamente, aos órgãos de soberania ,,,, petições ,,, para defesa da Constituição …”;
    Artigo 46°. n°. 4 – “não são consentidas …associações …. que perfilhem a ideologia fascista”.
    Este “piscó olho”, “correspondente de “guerra” da “RTP debaixo de fogo em Timor”, aprendiz de cabalística judia, imitador de Down Brown, que ofende o humanismo de seu pai no massacre de Wiriamiru, devia se suspenso, de imediato, pela Direcção da televisão portuguesa, paga pelos portugueses.
    O Portugal de Aristides de Sousa Mendes não pode deixar de manda calar este energúmeno

    • Gervásio

      8 Dezembro, 2020 às

      És burro que doí.

  • Maria de Fátima Flores

    8 Dezembro, 2020 às

    Fiquei estupefata.. Neste momento o seu orgulho é “ignorância” maldosa superam todas as normas da vida em sociedade.

  • Francisco Barbosa

    8 Dezembro, 2020 às

    Uma idiotice de um “escritor” que só sabe publicar livros ao quilo. Não sei se alguma vez, sofreu um acidente, perdendo massa encefálica

  • Ivo Afonso

    8 Dezembro, 2020 às

    Infelizmente ainda existe o comunismo…enfim…

    • esteves ayres

      9 Dezembro, 2020 às

      Este jornalismo não serve os interesses dos operários e de mais trabalhadores, mas sim dos fascistas e neofascistas….

    • Hugo Dionisio

      14 Dezembro, 2020 às

      Infelizmente? Quando gozar as suas férias ou receber a sua reforma, lembre-se de quem tem lutado estes anos todos por direitos laborais e sociais… Veja lá se não foram os comunistas… Se não gosta deles, que tal começar por não receber o subsídio de natal? Obra conquistada pelos sindicatos da CGTP-IN, que antes de ser lei, já era contratação colectiva?

  • Maria Figueiredo

    8 Dezembro, 2020 às

    É incrivel como um canal publico tem indivíduos destes , um canal pago porto dos nós, devia ser já demitido e proibido de dar aulas, como é que um fulano como este é professor? Ele é mediocre e pequenino nao sabe a história. É nazi , e muito mau em todos os sentidos é um aer despresivel….

  • José Manuel Pereira

    8 Dezembro, 2020 às

    O pior é que em Portugal há muitos a pensar como ele. Desde governantes, gente da justiça, agentes de autoridades, professores, patrões até o simples trabalhador.Ele sabe que pode dizer estas barbaridades pois tem quem o apoie.Mas por mim não passará.

  • Florbela Costa Alves

    8 Dezembro, 2020 às

    JRS é arrogante. Falta de respeito pelas vítimas.

  • Mg

    8 Dezembro, 2020 às

    É preciso uma petição para demitir quem não demitiu imediatamente esta besta.

  • Donzilia Fernandes

    7 Dezembro, 2020 às

    Porque não é criada uma petição para colocar este senhor na ordem de que o Fascismo e o Nazismo existiu mesmo. Não podemos calar mais. Se não se actuar já, um dia seremos cobaias destes pulhas a coberto da extrema-direita Obrigada 🙏

  • Antonio carlos

    7 Dezembro, 2020 às

    Aquela espécie de criatura a que timidamente chamo Jrs é um cretino que se julga jornalista. Podia ser daqueles maquiavélicos espertos que os há mas este nem sabe que é cretino e mais não escrevo para não gastar tinta com ele.

  • Valente

    7 Dezembro, 2020 às

    Um homem destes no canal pago por todos nós, não, rua com este fascista.

  • Marcelino

    7 Dezembro, 2020 às

    Não ouvi o que o homem (jornalista) disse, mas, também, ☝️ não estou nada-nada-nada contra o texto principal aqui escrito, o qual, fonte e descontentamento dos demais certamente devido a alguma injustiça proferida ou levada a efeito por tal jornalista .

    Simplesmente, e a meu ver, parece-me que existem insultos em demasia nos comentários existentes, os quais, e também a meu ver, se encontram fora do âmbito democrático.

    … além disso , também existem palavras escritas as quais pouco acessíveis ao entendimento de muitos dos que lêem o texto.

    Certamente que haverá razões para uma qualquer revolta . Também, certamente que é sabido que quando se ultrapassa o limite da razoabilidade no tratamento se poderá perder a razão.
    Suponho que não é esse o interesse principal .

    Cumprimentos para todos.

  • Eduardo Jorge Rolo Rodrigues Brás

    7 Dezembro, 2020 às

    É completamente aberrante que este escroque se mantenha num serviço público, pago com o nosso dinheiro.

  • Ramiro Gonçalves Venâncio

    7 Dezembro, 2020 às

    O que é de lamentar, será o facto, de ser necessário criar um movimento popular para exigir a demissão deste individuo. Os responsáveis deste serviço público já há muito tempo deviam ter tomado essa decisão, pois JRS há muito tempo que usa e abusa do lugar que ali ocupa.
    Esta, talvez por ser a última, será a mais grave, por isso junto-me a todos os que subscrevem o o pedido de demissão desta coisa.

  • Emília Nisa

    7 Dezembro, 2020 às

    Há muito que este jornalista e pseudo escritor devia ter sido demitido, a RTP é um canal público que todos nós pagamos

  • Luisa Rego

    7 Dezembro, 2020 às

    Faça se uma peticão para começar. Primeiro passo oaea fazer pressão. É aviltante! E o sindicato dos jornalistas calado?!?

  • Albino

    7 Dezembro, 2020 às

    Esse bandido Nazi fascistas , na nossa RTP pública paga por nós contribuintes, é a maior afronta , do portugal democrático , como é possível um energúmeno desta natureza , continuar no ecrã da TV a dizer Bacoradas da maior indigência , e ainda não ter sido corrido , me interrogo a mim próprio porque será ???

  • Valdemar Joaquim dos Santos Peixoto

    7 Dezembro, 2020 às

    Ele lidera um ninho de vespas asiáticas que é preciso destruir.

  • Ana Cristina Almeida Vieira Alberto

    7 Dezembro, 2020 às

    Aviltante! Este indivíduo há muito que devia ter sido despedido por justa causa- não se pode admitir um branqueador do holocausto na televisão pública!

Comments are closed.