Liberdade para Pablo Hasél

Internacional

Hoje é o dia que o regime espanhol pôs como data para que Pablo Hasél entre na prisão de forma voluntária. O rapper catalão já anunciou que não se vai entregar mas também que não vai escolher o caminho do exílio. O regime espanhol é o Estado europeu com mais presos políticos e o que mais partidos ilegalizou desde o fim da ditadura franquista. Há dezenas de pessoas exiladas actualmente. Sobretudo exilados bascos e catalães.

É também o único Estado que manteve na prisão, durante sete anos, Jabier Salutregi, então o único director e jornalista preso na União Europeia. O único Estado que meteu um ex-secretário-geral sindical, Rafa Díez (LAB), no cárcere durante seis anos e meio e que deteve o actual secretário-geral do sindicato andaluz SAT. O único Estado da União Europeia que prende pessoas pelo que escrevem nas redes sociais ou pelo que cantam.

Espanha proibiu e ilegalizou nos últimos 18 anos, desde que aprovou uma nova lei de partidos em 2003, 12 partidos e candidaturas. Todos de esquerda. Nem um único partido ou organização fascista encerrados. Espanha reprimiu de forma bárbara milhares de eleitores e organizadores do referendo independentista na Catalunha. O que os diferentes governos diziam aos bascos, de que pela via pacífica e democrática tudo era possível de discutir, incluindo a independência, era mentira. Quando os catalães tentaram foram atacados violentamente, presos ou forçados a fugir para escapar à prisão.

Pablo Hasél é comunista e vai preso pelos princípios que defende. Não é o único. E defende que a prisão vai ser mais uma trincheira de luta num dos poucos Estados, senão o único, condenados pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por permitir a tortura contra presos políticos. Felizmente, Espanha não se chama Turquia. Chama-se Espanha e é um honrado membro das ilustres democracias europeias. Uma monarquia corrupta, herdeira do franquismo, com instituições dominadas pela extrema-direita.

 

6 Comments

  • Jorge Nunes

    24 Fevereiro, 2021 às

    A Espanha recebeu o terrorista Leopoldo López de braços abertos e encarcerou Pablo Hásel, acusando-o de terrorista.

    É uma dupla moral.

  • Thelma Gomes

    19 Fevereiro, 2021 às

    Temos que barrar o fascismo que nos assombra no mundo todo..

  • Reinaldo Assis Pantaleao

    16 Fevereiro, 2021 às

    Liberdade para Pablo.Abaixo o fascismo.

  • Vítor Mendes

    16 Fevereiro, 2021 às

    É esta a tal democracia que alguns super sumos da batata consideram ser a verdadeira. Claro que a realidade é outra coisa, e à democracia vigente falta acrescentar burguesa. Estes ideólogos da treta que utilizam as estruturas do estado em seu benefício próprio estão convencidos que isto é o fim da história. Mas a realidade é outra. Enquanto existir exploração do homem pelo homem, a luta não irá parar. E tudo uma questão de tempo. Continua a tua resistência porque não estás sozinho.

  • RODRIGO

    16 Fevereiro, 2021 às

    KTARSE – TODA SOLIDARIEDADE AO RAPERO PABLO HASEL

    Toda solidariedade ao rapero Pablo hasel
    Preso por não se curvar aos tiranos desgraçados
    Preso por denuncia o terrorismo de estado
    Preso por não se calar aos fascistas fardados

    Preso por não se conformar com as injustiças
    Preso por não compactuar com a exploração capitalista
    Preso por lutar por uma sociedade igualitária
    Anticapitalista, solidaria, libertaria

    Preso de forma covarde a mando do algoz
    Podem prender seu corpo, mais não podem calar sua voz
    Seu rap combativo é inspiração continua
    Para todas as favelas, guetos e periferia

    Para todos e todas que estão nas trincheiras combativas
    Viva a desobediência, viva a digna rebeldia
    Viva plablo hasel e o rap anticapitalista
    Eles nunca nos silenciarão; morte ao estado fascista”.
    LIBERDADE AO PABLO HASÉL
    https://www.youtube.com/watch?v=u-t-R6aZGtA&feature=youtu.be

    • João

      17 Fevereiro, 2021 às

      Posso Partilhar?

Comments are closed.