“When the shit hits the fan”

Nacional

A língua inglesa tem uma expressão (“When the shit hits the fan”) que em português é mais ou menos traduzível – à letra – por “quando a trampa atinge a ventoinha”. A expressão alude à ideia de trampa projectada em todas as direcções, manchando quase aleatoriamente aqueles que apanha pelo caminho. Lembrei-me dela hoje quando vi a capa da Visão.

Segundo a revista Visão, “Ministério Público, PJ e Finanças têm na mira uma agência de publicidade que trabalhou em dezenas de campanhas do PSD“. A Visão identifica a empresa (chama-se “WeBrand”) e levanta a suspeita de que por ela “terão passado milhões de euros subtraídos ao erário público”. A confirmar-se trata-se naturalmente de um caso de extrema gravidade.

A notícia deverá agora conhecer ampla divulgação, coisa que naturalmente se justifica. O que me parece igualmente evidente é a técnica que muitos utilizarão na forma de a suavizar para os lados do partido visado: atirando a trampa para a ventoinha.

Muitos dirão que este é um problema “dos partidos” e “da classe política”. Ao fazê-lo estarão a espalhar a trampa da forma aleatória que tanto lhes convém. Naturalmente que ninguém lhes perguntará – e por isso não terão de engolir em seco antes de tentar responder – se em “os partidos” que responsabilizam pela estrumeira em formação incluem por exemplo o PCP. Por isso continuam a espalhar a nuvem que torna menos nitida a realidade que pretendem camuflar.

De resto o que se vai sabendo, e que desconfio ser a ponta do icerberg, permite a quem quiser separar o trigo do joio perceber quais são “os partidos” que têm na sombra enormes telhados de vidro. O “i” referia à dias práticas de financiamento bizarras por parte do PS de Mário Soares. Só se deixa enganar quem quer… muito dificilmente alguém se poderá considerar enganado/enganada por esta gente.